Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

domingo, 1 de dezembro de 2013

ANIVERSÁRIO DE IGUAPE: um pouco sobre a nossa cidade

O estado de São Paulo possui 645 municípios. O maior deles é Iguape com 1.977,951 Km². E agora em Dezembro comemora 475 anos.
Município de Iguape

A real data de fundação do município de Iguape é desconhecida, pois existe uma controvérsia entre os historiadores aonde alguns chegam a afirmar que havia europeus nesta região do Vale do Ribeira antes do descobrimento do Brasil por Pedro Alvares Cabral.





Afonso d'Escragnole Taunay



A data oficial atual é 03 de dezembro de 1538 e foi estabelecida por uma comissão de historiadores liderada por Afonso d’Escragnole Taunay em 1938, por solicitação do prefeito da época Manoel Honório Fortes. Esta data tem como base a separação de Iguape e Cananéia.

 Manoel Honório Fortes










Povoado, freguesia e vila são os nomes das categorias básicas que caracterizam o processo da formação dos núcleos urbanos do Brasil até o ano de 1889, quando a República foi proclamada. Ou seja: começam como um povoado, crescem e tornam-se uma freguesia e, caso atendam a certos critérios, são elevados a vilas. Essas categorias ainda existem, mas mudaram de nome: a freguesia é o equivalente ao distrito e a vila é o que conhecemos como município atualmente.

Marco representativo da fundação de Iguape no bairro do Icapara

De Povoado à Freguesia
Remonta a 1577 a data em que o povoado foi elevado à categoria de freguesia, com o nome de "Freguesia de Nossa senhora das Neves da Vila de Iguape", quando foi aberto o primeiro livro do tombo da Igreja de Nossa Senhora das Neves, construída no local conhecido por "Vila Velha", no sopé do morro chamado de "Outeiro do Bacharel", defronte à Barra do Icapara.

Outeiro do Bacharel


De Freguesia à Vila
Não se sabe, ao certo, a data de elevação a vila, porém, acredita-se que tenha sido entre 1600 e 1614. Neste último ano, foi iniciada a construção da antiga Igreja Matriz, já no local atual, no centro urbano, após a mudança da então freguesia, ordenada pelo fidalgo português Eleodoro Ébano Pereira (um controverso personagem da história que entre os séculos XVI e XVII combateu os franceses no Rio de Janeiro, participou da bandeira que explorou a região de Iguape e fundou a cidade de Curitiba).

A vila foi elevada a cidade pela Lei Número Dezessete de 3 de abril de 1848 com o nome de "Bom Jesus da Ribeira", mas, no ano seguinte, pela Lei Número Três de 3 de maio, foi modificado o nome para "Bom Jesus de Iguape". Posteriormente, o costume popular simplificou-o para "Iguape".



2 comentários:

  1. O nome correto do prefeito é MANOEL HONÓRIO FORTES, e não como constou. Abraços. (a) Roberto Fortes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, obrigado pela correção. Como o "My Opera" fechou não sei se foi um erro da fonte ou minha digitação. Agradeço

      Excluir