Hoje dia 30.01.2014 fui ao Centro Universitário Maria Antonia ver a mostra de Albert Camus pelo seu centenário ocorrido no final do ano passado. Considerado um dos maiores escritores da França Camus obteve uma relevância muito grande pela viagem que fez à América do Sul e em especial para o Brasil e muito particularmente à nossa cidade de Iguape.
Albert Camus tendo ao fundo a Basílica de Iguape.
Uma sala única com 05 painéis e 03 vídeos, a saber:
1- Albert Camus, une tragédie du Bonheur, 1998. Jean Daniel e Joel Calmettes. França. 52 minutos
Conta toda biografia da trajetória de Camus.
2- Entrevista com Manuel da Costa Pinto, 2013. Centro universitário Maria Antonia. USP. 18 minutos. O professor narra com muita competência toda a obra de Camus, faz algumas análises críticas e demonstra a influência do Brasil e Iguape para sua concepção de mundo.
3- Entrevista com a professora Inês de Cassagne, 2013. 13 minutos
A professora dá um depoimento denso da concepção de vida de Camus e a importância de sua obra para o mundo.
Albert Camus alojado no Hospital Boa Esperança de Iguape.
A visita vale pelos videos e pelo painel da linha de tempo de sua viagem e conhecer melhor um pensador importante do século XX.
Painel de fotografias da exposição.
Um mapa da trajetória da viagem de Camus
início do painel da linha de tempo da viagem de Camus
Recomendo a todo o iguapense que tiver pelo centro de São Paulo não deixe de visitar, a mostra vai até 23 de Fevereiro 2014 e a entrada é franca. Bom programa.
Recomendo a todo o iguapense que tiver pelo centro de São Paulo não deixe de visitar, a mostra vai até 23 de Fevereiro 2014 e a entrada é franca. Bom programa.