terça-feira, 24 de junho de 2014

Procissão de Corpus Christi em Iguape


O Corpo de Cristo celebrado na quinta-feira que antecede a morte de Jesus é uma festa católica móvel calculada a partir da Páscoa o qual reforça o sacramento da Eucaristia, instituído pelo próprio Jesus Cristo na última ceia. Nesta festa ocorre a procissão onde o Santíssimo Sacramento é conduzido pelas ruas da cidade enfeitadas com tapetes de serragem com desenhos onde o tema maior é a própria Eucaristia. Este ano fiz questão de acompanhar a procissão em Iguape. Minha surpresa foi o número reduzido de pessoas no evento. 

Tudo bem que estava chovendo e concorria com a Copa Mundial de Futebol no Brasil e o Revelando São Paulo no Centro de Eventos, mas ainda sim achei muito pouco os participantes na sua maioria pessoas idosas e raríssimos jovens.

 Lembrei-me então do padre Jaime Gato que profeticamente em seu discurso na missa do Santíssimo Sacramento  quatro dias antes proferiu sabiamente que  o verdadeiro Espírito Santo está no manifesto constante e e reto das ações de cada um e que se constitui no melhor exemplo para as novas gerações. É, pelo jeito isto não vem ocorrendo, ou seja os fiéis professam uma coisa no ato de sua fé, porém fazem outra bem diferente na vida comunitária. Os jovens percebem, ficam desorientados e, descrentes, cometem atos falhos que muitos condenam.       





Entrada do Cortejo na Basílica.









Banda Cecília perfilada na Praça da Basílica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário