Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Escabeche de sardinha

Hoje 20.02.2015 em meu passeio matinal de bike pela orla do valo e pelo Rocio encontrei seu Zé Fontes e Dito Caolho chegando da pescaria descarregando suas manjubas para vender na peixaria do Colaço. Ajudei a descarregar os peixes matados e na repartição seu Zé deu-me umas sardinhas que vieram na rede junto com as manjubas. As sardinhas não são valorizadas comercialmente e os pescadores as usam como fardinho de caldeiradinha no almoço ou janta. Com as sardinhas resolvi fazer um escabeche. 

ESCABECHE é um molho que surgiu na península ibérica durante o período de dominação muçulmana na idade média (711-1492), preparado não só para dar sabor às sardinhas, mas também para conservá-las por mais tempo, uma vez que o vinagre que leva serve como conservante. Normalmente é um prato servido frio, depois de guardado durante alguns dias na geladeira. Algumas fontes dizem que o nome dessa iguaria origina-se do árabe e significa "alimento com vinagre". O escabeche era utilizado para conservar carnes, aves e peixes, especialmente para longas viagens e muito provavelmente os primeiros portugueses e espanhóis que chegaram por estas bandas nas suas caravelas traziam seus alimentos pré-cozidos com vinagre conservando-os por meses sem deteriorar. Agora vamos à receita.

Primeiro passo. Consertar as sardinhas. As sardinhas foram evisceradas, mas as cabeças não foram retiradas.

Segundo passo. Temperar as sardinhas. Utilizei sal light (mistura de cloreto de sódio com cloreto de potássio) a gosto, suco de um limão rosa e um sache tempero oriental Hondashi.

Terceiro passo. Cortar em rodelas. Duas cebolas, dois tomates, pimentão (usei um pouco do verde, do vermelho e do amarelo até dar metade de um pimentão inteiro).

Quarto passo. Dispor as sardinhas e os demais ingredientes na panela de pressão. Comecei forrando um pouco das cebolas, tomates e pimentões e depois uma camada de sardinhas. Fiz uma segunda camada e terminei com cebolas e tomates.

Quinto passo. Colocar um copo americano de óleo (uso o de girassol) na panela, após colocar um copo americano de vinagre e suco de três limões (usei o rosa). 


Sexto passo. Colocar a panela de pressão no fogo e deixar por 45 minutos. Esfriar. Colocar na geladeira e é só saborear.


Nenhum comentário:

Postar um comentário