sábado, 28 de fevereiro de 2015

Siri metido a besta

Segunda-feira 23.02.2015 foi véspera de eu vir para SP. De manhã não tinha nada da geladeira. Fui ao freezer e vi os siris que Ico gentilmente havia me presenteado semana passada. Não sabia como fazê-los, procurei na internet e lá encontrei um vídeo com uma receita de uma caiçara de Santa Catarina, a Jussara.  E aí vai minha reprodução com o meus toques.

Passo 1. Lavei os siris com um escovinha embaixo da torneira para tirar todos os resíduos de areia incorporados nos bichos. Coloquei-os num caldeirão, preenchi com água e coloquei sumo de 2 ou 3 limões (depende da quantidade de siris). Deixei por 15 minutos. Após escorri esta água, lavei-os em água corrente, preenchi de água o recipiente novamente e coloquei-os para ferver por uns 15 minutos para cozinhá-los.

Passo 2. Neste intervalo de cozimento cortei picadinho 02 cebolas, e pimentões ( 1/2 vermelho, 1/2 amarelo, 1/2 verde - gosto assim para dar mais colorido no prato). Piquei um macinho de cebolinha, um macinho de salsinha e um macinho de coentro). Amassei e piquei 06 dentes de alho.




Passo 3. Estando os siris cozidos, escorri a água e comecei a limpá-los. 
Técnica de limpeza: Eu abro o siri por baixo e lavo em água corrente retirando a barrigada e as guelras. Corto o siri no meio e retiro as patas só deixando a puã (pata maior dianteira que tem a pinça) 

Passo 4. Em uma panela grande coloquei um fundo de azeite e coloquei o alho.  

Passo 5. Ajeitei os siris um a um para irem fritando. Joguei mais azeite. 

Passo 6. Após um 5 minutos de fritura coloquei o restante dos ingredientes. Tampei a panela. Após 5 minutos de cozimento acrescentei 01 latinha de massa de tomate e 2 copos de água e deixei por 15 minutos de cozimento. 

Passo 7. No intervalo do cozimento dos siris preparei uma panela de arroz branco (fritei o arroz no azeite e coloquei água). Pronto o cozimento separei os siris num prato já prontos para a degustação. O molho que sobrou no fundo da panela dos siris coloquei no arroz depois deste cozido e misturei.


Passo 8. Degustação. Arroz no prato separando a carne do siri com o garfo. É um prato que deve ser saboreado lentamente com um vinho branco seco ou suave ligeiramente gelado. Uma coisa que talvez não tenha sido mencionado anteriormente: não utilizei sal de cozinha para temperar os siris e nem no arroz, isto porque os siris são crustáceos aquáticos marinhos e carregam o sal do mar em seu corpo. Só o gosto do mar no prato é mais natural.

Só que deu muita comida. Tive que dar o arroz para a Dalva minha amiga e os siris levei à noite para o nosso Pub Adilson's onde os amigos degustaram como acepipe, principalmente William que chupou um tigela inteira deles. 

Um comentário: