Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

domingo, 20 de janeiro de 2013

AGENDA 2013 - Festa de São Sebastião

De 18 a 20 de Janeiro de 2013 aconteceu em Iguape a festa de São Sebastião onde participei pela primeira vez como morador do Bairro de Vila Garcez. Pude somente participar de duas missas, pois me programei para fazer serviço de pintura além de verificar a efetividade da remoção dos morcegos do forro da casa e no Domingo não pude participar da procissão, pois tive que retornar a São Paulo. Após a primeira missa, a ocasião foi muito proveitosa socialmente, pois no tradicional café servido pude ter meus primeiros contatos com o prefeito Tony e com o padre Jaime.   

Procurei saber mais sobre este Santo.
Sebastião nasceu em Narbona - França, primeira colônia romana fora da Itália no final do século III. Criado como cristão, alistou-se como  militar nas legiões do imperador Dioclecianio e, por mérito, chegou a comandante de sua guarda pessoal. Na sua condição de cristão amenizava o sofrimento e tortura dos seus irmãos de fé perseguidos na época. Delatado não renegou sua condição de cristão ao imperador e por este foi condenado à morte por flechadas. Sobrevivendo a este martírio, ao invés de esconder-se, recuperado, procurou novamente o imperador para argumentar sobre sua fé. Novamente foi espancado até a morte por pauladas e jogado no esgoto público. Na condição de mártir cristão foi resgatado e sepultado. Quatrocentos anos após, seus restos mortais foram removidos para uma basílica romana quando uma peste assolava. Com este ato coincide a remissão epidêmica. Associado a este episódio e por ser soldado, foi considerado protetor das pestes, fome e guerras. Este santo me traz uma forte expressão de coragem diante de uma convicção.

Eu, como farmacêutico, e por coincidência ser o dia de São Sebastião (20 de Janeiro) também ser no Brasil proclamado o dia do Farmacêutico (não pelo Santo mas sim por ser a data alusiva à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF) em 20 de janeiro de 1916) , embora ele não seja o seu padroeiro, vejo muitas aproximações. O farmacêutico é um profissional da saúde e como no milagre de São Sebastião tem muito a ver com a saúde pública. O farmacêutico muitas vezes é assediado ao mau procedimento, pois trabalha próximo a drogas ilícitas e muitas vezes tentado liberar medicamentos  não adequados aos tratamentos de doenças, para tanto deve ter uma convicção e uma retidão ilibada. Portanto, pessoalmente, o consagro também o santo dos farmacêuticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário