Mais uma vez não consigo acompanhar de maneira completa a festa de comemoração a São Sebastião padroeiro da comunidade de Vila Garcez em Iguape. Cheguei dia 16.01 e perdi a missa e o café da manhã. Esqueci que o tríduo sempre se inicia na quinta feira e termina no sábado. (Tríduo na igreja católica equivale a três dias de orações em devoção a um santo relembrando a passagem de Jesus entre a última Ceia e a Ressurreição). Mas deu tempo de assistir a missa solene e acompanhar a procissão no domingo 18.01.
Sebastião, cristão de origem francesa, alistou- se no exército romano por volta de 283 DC com a intenção de defender e abrandar o sofrimento dos cristãos prisioneiros do governo romano. Por ser um soldado exemplar fez parte da guarda pretoriana que defendia diretamente o imperador chegando ao posto de capitão até que, por volta de 286, por sua conduta branda com os prisioneiros cristãos foi julgado traidor e ordenado a sua execução por flechas. Sobreviveu a este martírio e apresentou-se novamente ao imperador que desta vez ordenou seu espancamento até a morte.
Sebastião o santo que enfrentou o sacrifício do corpo duplamente reafirmando assim um dos pilares mais fortes da crença cristã a crucificação do próprio Jesus pela nossa salvação. Um mártir que assumiu sua identidade de cristão dentro da sociedade romana mesmo às custas de sacrifício, sofrimento e morte. Um exemplo de coragem ante os obstáculos da vida e de fidelidade diante das contrariedades e perseguições. É reconhecido pela sua prontidão em fazer a vontade de Deus e enorme espírito de serviço. VIVA SÃO SEBASTIÃO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário