Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Conversa de Bar

Após pintar o portão da frente, tomo um banho e me dirijo ao bar do Adilson. Lá me sento e peço uma cerveja. É cedo e sou o primeiro freguês. Começo a conversar com o Adilson e falo do meu problema com os morcegos no forro de minha casa.  Começa a chegar os frequentadores e Adilson faz uma enquete sobre como sanar meu problema e aí começa:
- Joga naftalina;
- Faiz uma tocha e taca fogo nos bicho;
- Pega uma vara de bambu e balança que os bicho sai e aí tampa a entrada deles;
- Tira algumas telhas do telhado, eles vão embora, não gostam do claro.
- Espantá morcego não sei, mas afugentá purga não tem melhó qui estorá bombinha, elas morri tudo, tem ouvido sensívi, sei lá. Mas funciona.
E assim foram 30 minutos de coleta informativa ouvindo o puro sotaque iguapense - um caipira cantado - uma profusão de atavicos sons provenientes da miscigenação e do parcial isolamento da região. Um deleite sonoro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário