Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

sábado, 21 de dezembro de 2013

UMBIGO DE BANANA: UMA INUSITADA IGUARIA





O cultivo da banana constitui a maior atividade econômica do Vale do Ribeira representando cerca de 60% da produção agropecuária da região. Com tanta banana seu consumo é muito grande por aqui. A flor da bananeira localizada na parte inferior do cacho é chamada de umbigo, coração ou mangará e constitui numa iguaria culinária de sabor muito requintado. Para ser utilizado como alimento, o umbigo da banana é retirado do cacho ainda imaturo, o que favorece seu amadurecimento. 
 




O umbigo assim retirado deve ser desfolhado retirando-se as primeiras camadas mais grossas até chegar no miolo, uma parte macia branca semelhante a um palmito. 








Após lavar bem, cortar em tiras finas, colocá-las numa travessa com água, sumo de limão e uma colher de sobremesa de bicarbonato de sódio. Este procedimento dura de 15 a 30 minutos e serve para impedir a oxidação e as fatias ficarem escurecidas.  


Após, colocar as fatias em uma panela com água quente e deixar levantar fervura. 


Retirar as fatias e escorrer em um escorredor. Ferver novamente por mais duas vezes. A partir deste ponto as fatias estão prontas e podem ser refogadas e utilizadas como recheio de pastéis, croquetes, tortas, empadas, lasanhas, risoto ou misturadas a bacalhau desfiado ou ainda a carne bovina moída. O refogado pode também servir de acompanhamento de linguiça, costelinha suína, pernil entre outros. 

UMBIGO DE BANANA COM CARNE MOÍDA:



Refogar 01 uma cebola picada e 02 dentes de alho em óleo, azeite ou banha de porco. Em seguida refogue 300 gramas de carne bovina moída. Quando a carne estiver fritando, colocar as fatias de 02 umbigos de banana tratadas da maneira acima, Deixar refogando por cerca de 5 minutos. Acrescentar sal e cheiro verde a gosto.   



Agora é só saborear com aquele tradicional arroz com feijão, uma delícia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário