Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

sexta-feira, 8 de março de 2013

Como afugentar morcegos no forro da casa em sete dias.


O episódio de infestação de morcego em nossa casa teve suas consequências. Quando fomos comprar mais um tubo de gel repelente para uma carga de reforço nas entradas do forro, o comerciante informou que o gel estava em falta, pois a procura aumentou muito e nos disse que casas pros lados da vila Garcez foram invadidas por morcegos. Acho que provocamos isto!!!

Portanto, aqui vai a nossa receita bem sucedida aplicada para o expurgo de mais de setenta morcegos no forro da casa sem eliminá-los:

Primeiro dia à noite: verificar os locais de entrada e saída dos morcegos no forro.
Segundo dia à noite: fazer uma contabilização dos morcegos.
Estes dois passos consiste numa simples observação da movimentação dos morcegos no momento de sua saída ao anoitecer.
Terceiro dia durante o dia: colocar bolinhas de naftalina dentro do forro. O odor é irritante aos morcegos, os menos tolerantes sairão e não voltarão.

 Quarto dia durante o dia : aplicar um inseticida (fumigar) no forro. Os morcegos ficam pendurados na parte superior do forro e na parte inferior vira um depósito de fezes e coisas que eles trazem para dentro do forro. Estes dejetos atraem e sustentam muitos insetos e principalmente baratas. Portanto, é necessário também eliminá-los, pois é o maior foco de possíveis contaminações e doenças. Este procedimento também irá irritar os morcegos, porém não vai eliminá-los. Prepare-se para matar algumas baratas pela casa, pois elas descem do forro.

Quinto dia durante a noite: esperar a saída dos morcegos ao anoitecer, fechar os vãos de entrada e saída deles (se possível|) e aplicar o gel repelente de pombos. Isto fará que eles não só retornem ao forro, mas também os afugentem procurando novos abrigos.

Sexto dia durante o dia: verificar se existe algum morcego caído no chão ao redor da casa. Durante a noite alguns se debatem forçando entrar no forro e, lambuzados de gel, caem estressados e extenuados. Estes terão que ser eliminados (infelizmente), no nosso caso foram três morcegos. Durante a noite verificar se alguns retornam às entradas onde o gel foi aplicado. No caso de não ser possível vedar a entrada no forro, alguns irão acabar entrando e morrer dentro do forro (no nosso caso isto não foi verificado).

Sétimo dia durante o dia: proceder a limpeza do forro (se possível) retirando as folhas, fezes e outras sujidades. Cuidado! não esquecer de paramentar-se com macacão, gorro, luvas e máscaras. Colocar telhas transparentes (vidro ou plástico cristal) suficientes para dar iluminação interna ao forro mantendo os morcegos longe do local.

É importante lembrar que o morcego por ser silvestre é um animal protegido por lei e matá-lo é crime. Mais que isso o morcego controla os insetos e é o mais importante polinizador do que resta da nossa mata atlântica. Preservá-lo é preservar a natureza.  
  




38 comentários:

  1. Olá,achei muito interessante o seu blog.Eu tebnho problemas sérios com morcegos.Meu marido quase morreu,faltou pouco.Ele contraiu uma doença chamada HISTOPLASMOSE. No início ninguém suspeitou,nem os médicos dermatologistas.Todos tentavam entender porque aquelas ferida que nasceram no corpo dele não saravam.Fomos a muitos dermatologistas e alergistas.Todos passavam listas de remédios e exames.E nada acontecia. É que o fungo presente nos dejetos do morcego,ele não aparece facilmente nos exames.Quando começamos a suspeitar de uma doença viral,corremos para a fiocruz. Hoje,4 meses depois ,medicando-se todo dia com 400 mg de itraconazol,ele está bem melhor,as feridas sararam ,porém a doença persiste no sangue dele. O problema é que os "nossos" morcegos vivem no vão entre os pés da casa que é feita sobre encosta,tipo um poráo onde ninguém vai,salvo no caso de uma infiltração nos canos dágua.Acho que foi assim que ele contraiu esse fungo.Inspirou o ar e junto dele os fingos. O pulmão foi bem afetado.Perdurou sem saber que tinha a doença por mais de 1 ano. Como poderíamos acabar com esses morcegos naquele ambiente,onde todos tem medo de entrar

    ResponderExcluir
  2. Lamento profundamente pelo seu marido, a histoplasmose pode estar relacionar sim com os morcegos. Importante saber se a casa fica no perímetro urbano ou está numa área rural. Outro vetor dos fungos são aves, portanto verifique se a área da casa é infestada por pombos. O porão da casa apresenta as condições de uma caverna que é um habitat natural do morcego. Uma estratégia é esperar os morcegos saírem à noite e vedar todas as entradas. Apos o abandono é importante fazer uma limpeza no porão, pois os dejetos são alimentos para baratas que podem disseminar o fungo para outras partes da casa.

    ResponderExcluir
  3. Parabens pela matéria... Muito útil pra mim

    ResponderExcluir
  4. vamos utilizar esse meio é pratico.

    ResponderExcluir
  5. vamos utilizar esse meio é pratico.

    ResponderExcluir
  6. nao foi utilizado nenhum tipo de repelente eletronico??

    ResponderExcluir
  7. Se utilizado, porque não surtiram efeito os eletronicos?

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com um problemão aqui em casa... Minha casa é muito alta, e contém falhas por ser um pouco velha. Nós tampamos as entradas, mas ainda assim um morcego conseguiu entrar. Ele está escondido nos blocos da parede entre o forro e o telhado. Mas o problema é que não temos forro na sala da casa, isso pode ajudá-lo a entrar nos quartos... E eu tenho uma ave que, sem a gente saber que o morcego tinha entrado, ficou no mesmo ambiente que ele.

    Preciso de ajuda. Alguém pode me orientar?

    ResponderExcluir
  9. A minha dificuldade de usar este método é a altura da casa, por volta de 07 metros. Fica difícil de ver os locais de entrada e de usar os produtos.
    Alguma outra sugestão para uma casa alta assim?

    ResponderExcluir
  10. Mas a naftalina na afeta a gente pq o cheiro vai ficar por toda casa

    ResponderExcluir
  11. Usamos repelente eletrônico de uma famosa marca, mas os morcegos dormiram em volta do aparelho... Não surtiu efeito nenhum, quanto a naftalina seria preciso um caminhão de naftalina para produzir um cheiro insuportável... o custo disto seria alto demais...

    ResponderExcluir
  12. Eu estava com esse problema. Já não sabia mais o que fazer. Juntei todas as soluções que vi numa só. Coloquei num recipiente pedras aromáticas de banheiro, um punhado de cravo, 100 gramas de naftalina. Comprei o repelente de por na tomada de marca zebu. Paguei 140 reais. Não pode ser a unidade remota que custa em torno de 40 reais e sem o aparelho não serve de nada. Liguei ela perto do lugar onde eles costumavam ficar. Coloquei mais telhas transparentes pra iluminar o dormitório dos morcegos. Meu marido me contou que depois de um mês achou um no banheiro. Mais a infestação acabou graças a Deus.

    ResponderExcluir
  13. Eu estava com esse problema. Já não sabia mais o que fazer. Juntei todas as soluções que vi numa só. Coloquei num recipiente pedras aromáticas de banheiro, um punhado de cravo, 100 gramas de naftalina. Comprei o repelente de por na tomada de marca zebu. Paguei 140 reais. Não pode ser a unidade remota que custa em torno de 40 reais e sem o aparelho não serve de nada. Liguei ela perto do lugar onde eles costumavam ficar. Coloquei mais telhas transparentes pra iluminar o dormitório dos morcegos. Meu marido me contou que depois de um mês achou um no banheiro. Mais a infestação acabou graças a Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia, boa tarde
      Achei interessante o seu procedimento, por isso estou lhe escrevendo para lhe pedir, por favor, forneça mais detalhes dos procedimentos que você adotou.
      obrigado
      José Braz

      Excluir
    2. Patricia, boa tarde
      Achei interessante o seu procedimento, por isso estou lhe escrevendo para lhe pedir, por favor, forneça mais detalhes dos procedimentos que você adotou.
      obrigado
      José Braz

      Excluir
  14. Difícil acabar com essas pragas! Passo a noite escutando barulho deles batendo no forro Q é todo de madeira....estava pensando em naftalina...mas a área é muito grande...três suítes ...ai! Q medo! Pior...ninguém quer fazer esse trabalho...bando de frouxos!

    ResponderExcluir
  15. Depois de fazer estes passos para eliminar os morcegos da casa, comprei um kit com 6 emissores de repelentes eletrônicos, nunca mais se aproximaram da minha casa.

    Fica a dica, achei esse site.
    http://www.curtocompras.com/repelente-eletronico-ultrassonico/repelente-espanta-ratos-e-morcegos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como e aonde esses aparelhos devem ser instalados. Posso instalar na area externa na casa?

      Excluir
    2. Você tem cães ou gatos dentro de casa? Tenho medo de usar o eletrônico e perturbar minhas pequenas cadelas q moram dentro de casa.

      Excluir
  16. nao resolveu o repelente eletronico comprei com 05 caixas.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Essa idéia da naftalina na minha casa não funcionou, pois os morcegos já tem odores nogentos e juntou com a naftalina o catinga ficou ainda maior, sem contar que tem horas que parecia que eles estavam jogando futebol com as bolinhas de tanto ti ti ti que eu ouvia deles, kkkkk.

    ResponderExcluir
  19. Minha cadela Rottweiler morreu por causa de doença pulmonar causada por morcegos. Minha irmã está com este problema no forro da casa, já fez de tudo e eles não saem.

    ResponderExcluir
  20. É DIFÍCIL !...RETIREI O FORRO DE PVC.E TAPEI AS FRESTAS COM PEDAÇOS DE ISOPOR E RECOLOQUEI O O FORRO NO LUGAR !.... APÓS O2 MESES DEU RESULTADO CONTRA OS MORCEGOS ! . APENAS 01 QUARTO VOLTARAM A FAZER NINHO?... SERÁ QUE COMERAM O ISOPOR DE VEDAÇÃO?...VOU TER QUE GASTAR MAIS DINHEIRO COM PEDREIRO PARA VER POR ONDE VOLTARAM A ENTRAR!....

    ResponderExcluir
  21. Meu amigo falou que o pai dele colocou pedaços de gengibre no forro e fez muito efeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Gengibre fresco ou seco? Preciso muito de solução para mor egos no forro.

      Excluir
    2. Olá. Gengibre fresco ou seco? Preciso muito de solução para mor egos no forro.

      Excluir
  22. Tenho uma casa inacabada em cima da que eu moro, todas paredes levantadas, porém sem portas e janelas. Também não tem iluminação. Quando começa anoitecer os morcegos aparecem em bando. Tem muitas fezes em quase todos os cômodos. Por ser casa aberta será que a naftalina fará efeito? Fico grata por me responder.

    ResponderExcluir
  23. Aqui em casa o que funcionou mesmo depois de varias tentativas foi destelhar e passar oleo queimado misturado com diesel no madeiramento. Bem passado.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber como vedar no beiral da casa e coberta de telhinha buracos são bem pequenos me ajude

    ResponderExcluir
  25. meu telhado é enorme e de telha francesa, estou forrando de isopor para depois revestir, porem vi que haviam morcegos.Já fiz de tudo. Tampei o beiral, passei óleo queimado, coloquei garrafas penduradas, agora estou a colocar naftalina.com tudo isto, reduziu, porem ainda existe acho que 1 apenas .Difícil esta sendo achar o local que eles ainda entram, pois eu coloco espuma expansiva e tela quando descubro.E é isto.

    ResponderExcluir
  26. Botei naftalinas, aparelho ultrassônico, luzes, vários JIMO GÁS, a quantidade de morcegos diminuiu consideravelmente, mas ainda percebo a presença de alguns, não consigo ver pois tem lugares pequenos entre as telhas e tesouras do telhado, estou pensando em borrifar óleo diesel, será que ajuda?

    ResponderExcluir
  27. depois de espantar eles, pretendo eliminar as entradas deles com espuma expansora, de aberturas, pois as entradas deles são várias e muito pequenas

    ResponderExcluir
  28. A minha casa é alta, e os morcegos ficam entre a laje e o telhado, estou com medo, pois a caixa d'água fica lá também, já coloquei naftalina, cloro, desinfetante, lâmpada, liguei um tubo da descarga do carro na laje e deixei o carro ligado por três horas... E nada, tô quase vendendo a casa. Alguem pode me dar alguma outra dica?

    ResponderExcluir
  29. Tou na luta contra os mocegos pois estão encomodando demais sinto coseira na pele acredito que é devido a eles pois estão no forro do meu quarto ontem coloquei naftalinas no forro e estalei uma lampada dentro do forro espero que funcione , tenho deixado a lampada sempre ligada pois a noite tb ficam nem todos saiem , no meu terraço sempre amanhece com fezes coloquei tb algumas naftalinas pra ver se repelem eles pois minha casa é de telhado mais os quartos são forrados com gesso morro em area rural onde tem bastantes arvores frutiferas ! O que fazer pra fazerem eles sumirem ? Não sei se deixo a lampada ascessa de dia a noite dentro do forro ou apenas durante o dia sabendo que noite tb tem alguns lá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deu certo a natalina e lâmpada?
      Conseguiu vencer os morcegos?

      Excluir
  30. Quero saber onde encotra aparelho sonros que espanta os morcegos

    ResponderExcluir