Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

domingo, 23 de junho de 2013

SÚBITA INICIAÇÃO

Na noite de quinta 05.06.2013, deitado, por volta da meia noite escutei rumores de um bingo ao longe, lá pras bandas do Morro do Espia,  fiquei sabendo na sexta sobre a festa junina.  06.06.2013, 19h32 sexta-feira (marquei no relógio) me encaminho para os lado do Espia virando rapidamente  a rua Major Rebello para não parar e ancorar no bar do Adilson. Nesta direção, já ouvindo os estampidos de rojões anunciando o início da função, olho para uma casa e lá estava entrando uma figura conhecida - o velho e forte negro Diocélio - pessoa marcante que conheci frequentando o bar do Adilson. Cumprimentei-o e ao apertar sua mão, convidou-me a entrar na casa onde outros amigos estavam. Passando a casa da frente, nos fundos, um barracão e murmurinho de homens conversando. Ao adentrar o recinto, de inesperado, logo fui efusivamente recepcionado pelo despelado Cecílio, outro conhecido amigo. Ali Cecílio apresentou-me a todos e lá descobri que se tratava da sede da confraria de um dia ter ouvido no bar do Adilson já eu um pouco torrado.  Logo fui servido de uma dose de "Cristiano" e levado ao terreiro mais ao fundo que servia de mijador da sede onde uma coelha se soltara da gaiola e estava escondida por lá. Fogão aceso e sobre uma chapa um panelão borbulhando um caldo de mocotó. Ali passei horas: entrava e saia confrades, de todos os tipos e jeitos; conversando sobre todas as conversas... política, história, erotismo, piadas, fofocas, tudo. Teve até seção de fotos. Algo significativo - já torrado pela décima quinta dose de Cristiano - um enorme poster da basílica já surrado pelo tempo, num lado escondido do barracão, comentei que o poster deveria ser colocado em maior destaque com a aprovação de Cecílio ainda mais torrado que logo se retirou. Michael pediu meus dados...passei e assinei. Acho que foi minha iniciação nesta confraria. Espero honrá-la a contento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário