Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

terça-feira, 24 de junho de 2014

Conversa de buteco: MAINGA


O mês de Junho para mim foi sempre um período de acontecimentos fortes. Muitos dizem que os dias que antecedem o seu aniversário de nascimento corresponde ao seu inferno astral. Não acredito muito, pois muitas coisas boas me aconteceram entre o primeiro e o vigésimo sexto dia dos meus 57 "Junhos" vividos. Porém, ao longo da minha vida percebi que sempre ficava doente pouco antes dos meus aniversários. Agora este ano foi demais... em Maio a litíase do meu rim esquerdo resolveu entupir o ureter e lá vai eu fazer uma cirurgia de emergência, com isso agravou ainda mais a psoríase gutata que venho cultivando a cinco anos e de quebra em 06 de Junho recebo a notícia que meu padrinho havia falecido. Entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro deste ano de 2014 tive três perdas significativas: primeiro o falecimento do meu pai em 6 de setembro passado, logo em seguida o falecimento de minha madrinha Isaura ainda no mesmo mês e neste Junho a perda do meu padrinho Miro que se foi mais pela depressão da perda da esposa e do melhor amigo do que pela inanição generalizada em que se encontrava. Assim, dia 09 de Junho volto à cidade de Iguape às voltas com minha psora interna a me corroer e psoríase externa a me esfarelar. Voltei para acabar minha obra de restauração do osso de baleia que encontrei e aproveitar para participar do tríduo da Santíssima Trindade, da procissão de Corpus Christi, do Revelando São Paulo em sua décima primeira edição e de quebra assistir a abertura dos jogos da copa juntamente com os amigos recentes lá no bar do Adilson. 
E foi lá neste ambiente que numa conversa entre Celso (sempre o Celso) e outros sobre um jogador que havia quebrado a perna e não foi convocado para esta copa do mundo ouvi três vezes a expressão "MAINGA". Na hora não entendi e não quis perguntar para não quebrar a polêmica discussão das convocações, do acertos e erros do Felipão e as diversas e discordantes opiniões futebolísticas. Com aquela expressão na cabeça resolvi fazer uma rápida pesquisa na internet (graças ao meu vizinho do lado Osni que generosamente me passou a senha de seu wi-fi). Com pouco sucesso verifiquei que a expressão é pouco conhecida e o que encontrei foi algo como "desejo por alguma coisa". Não batia, mas não desisti, fui a um livro sobre Iguape presenteado por Ezel (outro vizinho, o da frente) e lá encontrei sobre o linguajar caiçara uma interjeição Mainga significando "que pena"  esta sim mais coerente com aquilo que tinha ouvido. Ainda não estou satisfeito, qual a origem desta palavra? Africana? Indígena? um sincretismo, talvez? Mas pela conotação é algum evento negativo não esperado e uma lamentação por este incidente. Este assunto ainda não está completo, tenho que me aprofundar, mas de qualquer forma incorporei o sentido da expressão e me coloco dentro desta conotação ao dizer "Mainga" para os últimos acontecimentos negativos que tive dentro deste período. O resto foi só alegria...
                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário