Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

domingo, 3 de agosto de 2014

Merda da Lua

Iguape faz parte de uma região litorânea onde ocorreram os primeiros contatos dos portugueses e espanhóis com os nativos índios e com os negros trazidos para a exploração das riquezas da terra. Dessa miscigenação nasceu a cultura caiçara palavra de origem tupi referindo-se aos habitantes das zonas litorâneas do Brasil e mais especificamente dos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina que mantém as mesmas características de formação étnica e parâmetros culturais comuns. Um aspecto importante a destacar deste modo de ser é o respeito e observação da natureza desenvolvendo um saber peculiar. Uma grande influência em seu modo de vida que está relacionada às atividades de pesca, a caça e o plantio da roça são as fases lunares e, portanto, a Lua dá rumo a várias decisões e crendices. Uma dessas crendices é a chamada "merda da lua" que consiste numa pasta amarela sem cheiro que aparece de manhã bem cedo, após noite de lua cheia no chão parecendo que caiu do céu por deixar rastros invariavelmente de cima para baixo. Para o caiçara a lua caga quando alguma coisa está errada avisando algum mau agouro e principalmente denunciando que alguma mulher próxima a casa onde a lua cagou está grávida. Para ilustrar o que já escutei de comentários pelos caiçaras iguapenses passo um vídeo da Associação Mandicuera de Cultura Popular retratando uma encenação sobre essa crendice caiçara.

  





10 comentários:

  1. Sei que isso é uma crendice, mas de algum lugar isso veio. Há possibilidade de ser uma ave quem fez isso?
    Qual ave seria?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ave urutau aquele que imita um tronco de árvore seca

      Excluir
  2. Apareceu uma merda da lua perto daminha casa e perto casa da minha sogra tanbemtamara que seja eu que vou engravidar e meu sonho en ter um filho de novo o meu faleceu faz 10 anos na creche afogaram ele e dai nunca mais engravidei tomara que seja dessa vez porque coando eu engravidei aparecwu uma merda de lua do lado da minha casa e da minha cunhada tanbem a lua cagou perto da escqda da casa dela dali um mes ela tava gravida tanbem deus ajude que seja vamos crer

    ResponderExcluir
  3. Gente, apareceu na casa da minha avó e poucas semanas depois minha tia descobriu que estava grávida. E a gravidez dela antes do fato acontecer (a merda da lua)

    ResponderExcluir
  4. Para quem ainda aparecer por aqui, veja "Bolor limoso" na Wikipedia. Ou este artigo artigo do SIC Notícias: https://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2016-04-27-Nao-tem-um-neuronio-e-ja-e-excelente-aluno

    ResponderExcluir
  5. A mim também me aparece buevezes às fezes da fé da lua principalmente quando estou a fumar um charro hasta

    ResponderExcluir
  6. A mim também me aparece buevezes às fezes da fé da lua principalmente quando estou a fumar um charro hasta

    ResponderExcluir
  7. Já vi várias vezes, minha mãe é neta de parteira indígena e o fenômeno é incrível, de um dia para o outro aparece inesperadamente

    ResponderExcluir
  8. Meu marido, já falecido, falava de um fenômeno desses que ele presenciou diversas vezes aqui no sul do Paraná. Ele dizia que o povo local chamavam de bosta da Lua. Parecia um gel que secava com o sol e ali naquele local a vegetação (grama) queimava e não nascia nada ali. Gostaria de saber que fenômeno seria esse porque eu nunca vi já que sempre morei na cidade.

    ResponderExcluir