Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Nossa Senhora das Neves padroeira de Iguape.

A igreja católica prega a devoção de seus santos e em especial à Virgem Maria por ser ela a que Deus designou para ser mãe de Jesus Cristo. Considerada pelos católicos a mãe espiritual de toda a humanidade é a sua maior intercessora junto a Deus e junto a seu filho Jesus.
O título Nossa Senhora da Neves (também conhecido por Santa Maria Maior) se deve a uma antiga tradição em que um rico casal romano pediu em oração à Virgem Maria uma orientação para empregar a sua fortuna. Em sonho foi dada a mensagem de que Santa Maria desejava a construção de uma igreja no monte Esquilino num local que aparecesse coberto de neve. 
Isto aconteceu numa noite de 4 para 5 de Agosto, em pleno verão. No dia seguinte , ao percorrem o monte Esquilino, designação de três montes que ficam na periferia de Roma, encontraram um local no monte  Cispio um terreno que amanheceu inteiramente nevado. Ali construiu-se a Basílica de Santa Maria Maior.
No Brasil, Nossa Senhora das Neves é padroeira de muitos municípios. A região de Iguape, litoral sul do estado de São Paulo, começou a ser povoada logo após o descobrimento do Brasil, pois o meridiano do Tratado de Tordesilhas entre Portugal e Espanha passava por este local.
Em meados do século XVI, já havia um pequeno povoado, onde atualmente fica o bairro do Icapara. Em 1577 foi construída a primeira igreja em homenagem a Nossa Senhora das Neves.Diz a tradição que a imagem da santa chegou a bordo de um brigue português que se refugiou na barra do Icapara fugindo de uma nau pirata  . Em 1614 foi construída uma nova igreja quando os moradores resolveram mudar para a atual localização de Iguape o qual perdurou até meados do século XIX sendo substituída pela atual Basílica.   
Portanto, todo dia 05 de Agosto em Iguape é comemorado o dia de Nossa Senhora das Neves com missa, procissão e término da novena. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário