Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

conversa de buteco: o curió perneta

canto do curió  clique para escutar)
O curió também conhecido por avinhado (Oryzoborus angolensis) é um pássaro canoro nativo do Brasil e muito apreciado pelo seu canto. Pequeno (cerca de 15 cm) sendo o macho preto na parte superior do corpo e castanho avermelhado na parte inferior e na parte interna das asas na cor branca. É criado em cativeiro, porém seu habitat natural são as florestas sub-tropicais úmidas e florestas secundárias que hoje estão altamente degradadas.Eu mesmo fui criado ao som do canto de um curió que meu avó pegou da mata ainda filhote. Este curió teve uma vida longa, 13 anos na gaiola e seu canto mavioso embalou minha infância quase toda.Caminhando para a extinção nas florestas ainda pode ser visto na reserva florestal de Itatins área de preservação do nosso município de Iguape. 
A estória que apresento agora é mais um causo contado pelo meu amigo Marco Franco sobre o legendário iguapense Pedro Seca. Pedro quando não estava construindo ataúdes era também um criador e roleiro de curiós. Uma vez a ele foi encomendado um curió que fosse bom cantador e assim Pedro separou seu curió de melhor canto. Passado uma semana uma reclamação veio a ele: havia uma problema com o curió, o pássaro não tinha uma das patas.
Pedro Seca então indagou: 
- O pássaro não canta bem? o fulano respondeu-lhe que o o curió cantava muito bem.
Então Pedro soltou: 
- Você queria uma curió que cantasse ou que fosse jogador de futebol?    .  


Nenhum comentário:

Postar um comentário