Iguape

Iguape
A Princesa do Litoral

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Conversa de buteco: A surra de Dito Caolho


Ontem 29.09.2014 choveu parcialmente e nas tréguas que a chuva dava eu e Micael, noivo de minha filha (nada de genro, pois parente ainda não é, só usufrui de minha filha, fazer o quê?) passávamos um impermeabilizante nas paredes externas da casa de Iguape. Fizemos isso até 12h30, depois a chuva não parou mais e fui eu fazer o almoço. Almoçamos e fomos tirar o sono justo dos iguapenses. Levantei era 18h00 com as badaladas da Basílica anunciando a hora da Ave Maria. Tomei o banho, lambuzei meu corpo com as pomadas devidas para minha psoríase, tranquei Micael na casa e fui para o Adilson's Pub escutar as conversas novas e as antigas. Chegando lá estava Diocélio, Celso,  um senhor morador da nossa rua que não sabia o nome, Adilson o "donudubá" (assim denominado por Braguinha), William Becherer (tomando suas cervejas para poder navegar mais tarde na internet procurando relíquias para postar no "Historiando Iguape"), e logo depois Osni meu vizinho. Ao pedir uma cerveja e iniciar um diálogo com Celso, eis que chegou Dito Caolho, pescador parceiro de seu Zé pai de Pipoca (presidente do Boi Tatá)  todo agitado. Mais que depressa Celso chamou-o no canto, debulhou algumas notas de dinheiro e passou para Dito. Ao voltar Celso me disse que devia algumas vivocas para Dito e tinha esquecido de acertar. Fiquei reparando na figura de Dito Caolho, pescador, chinelo de dedo, cujo pé nunca viu sapato na vida, sentou em levantou uma cinco vezes conversando com Diocélio, atrás de um doce dos potes do Bar que o satisfizesse. Perguntei de Dito para Celso, e este, como sempre, iniciou seu relatório: Dito pescador xucro, poucas palavras e respostas sempre prontas. Um dia, Dito se bateu com outro pescador, a desavença foi às últimas consequências e iniciou-se a briga. O próprio Dito relatou: - Levei dezessete chutes no cu e e sete socos na cara. E arrematou: - Ah! se eu não fosse de circo....tinha apanhado muito.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário